http://www.youtube.com/watch?v=vWX-Nz2o_kY
2º ano E.M.
Simbolismo
1 - Utilizando os links abaixo, faça uma pesquisa sobre o Simbolismo.
- Acontecimentos literários e datas que marcaram início e fim.
- Contexto histórico.
- Características do Simbolismo.
- Principais artistas do período.
http://linguaberta.blogspot.com.br/2011/11/o-simbolismo-no-brasil.html http://www.coladaweb.com/literatura/simbolismo
2 - Identifique no texto características do estilo em estudo: Simbolismo.
a) Cruz e Sousa -
A Morte
Oh! que doce tristeza e que ternura
No olhar ansioso, aflito dos que morrem…
De que âncoras profundas se socorrem
Os que penetram nessa noite escura!
No olhar ansioso, aflito dos que morrem…
De que âncoras profundas se socorrem
Os que penetram nessa noite escura!
Da vida aos frios véus da sepultura
Vagos momentos trêmulos decorrem…
E dos olhos as lágrimas escorrem
Como faróis da humana Desventura.
Vagos momentos trêmulos decorrem…
E dos olhos as lágrimas escorrem
Como faróis da humana Desventura.
Descem então aos golfos congelados
Os que na terra vagam suspirando,
Com os velhos corações tantalizados.
Os que na terra vagam suspirando,
Com os velhos corações tantalizados.
Tudo negro e sinistro vai rolando
Báratro a baixo, aos ecos soluçados
Do vendaval da Morte ondeando, uivando…
Báratro a baixo, aos ecos soluçados
Do vendaval da Morte ondeando, uivando…
b) Camilo Pessanha -
VIOLA CHINESA(A Wenceslau de Moraes)
[Camilo Pessanha]
Ao longo da viola morosa
Vai adormecendo a parlenda
Sem que amadornado eu atenda
A lenga-lenga fastidiosa.
Sem que o meu coração se prenda,
Enquanto nasal, minuciosa,
Ao longo da viola morosa,
Vai adormecendo a parlenda.
Mas que cicatriz melindrosa
Há nele que essa viola ofenda
E faz que as asitas distenda
Numa agitação dolorosa?
Ao longo da viola, morosa...
d ) Francisca Júlia
ÂNGELUS
A Filinto D'Almeida
Desmaia a tarde. Além, pouco e pouco, no poente,
O sol, rei fatigado, em seu leito adormece:
Uma ave canta, ao longe; o ar pesado estremece
Do Ângelus ao soluço agoniado e plangente.
Salmos cheios de dor, impregnados de prece,
Sobem da terra ao céu numa ascensão ardente.
E enquanto o vento chora e o crepúsculo desce,
A ave-maria vai cantando, tristemente.
Nest'hora, muita vez, em que fala a saudade
Pela boca da noite e pelo som que passa,
Lausperene de amor cuja mágoa me invade,
Quisera ser o som, ser a noite, ébria e douda
De trevas, o silêncio, esta nuvem que esvoaça,
Ou fundir-me na luz e desfazer-me toda.
Publicado no livro Esfinges: versos (1903).
Desmaia a tarde. Além, pouco e pouco, no poente,
O sol, rei fatigado, em seu leito adormece:
Uma ave canta, ao longe; o ar pesado estremece
Do Ângelus ao soluço agoniado e plangente.
Salmos cheios de dor, impregnados de prece,
Sobem da terra ao céu numa ascensão ardente.
E enquanto o vento chora e o crepúsculo desce,
A ave-maria vai cantando, tristemente.
Nest'hora, muita vez, em que fala a saudade
Pela boca da noite e pelo som que passa,
Lausperene de amor cuja mágoa me invade,
Quisera ser o som, ser a noite, ébria e douda
De trevas, o silêncio, esta nuvem que esvoaça,
Ou fundir-me na luz e desfazer-me toda.
Publicado no livro Esfinges: versos (1903).
Pontos a serem analisados:
- - Dados biográficos do autor (breves).
- - Características do autor.
- - Principais obras do autor.
- - Análise do texto.
- - Características do Simbolismo evidentes no texto.
- - Exploração do tema.
3 - Estabeleça a relação da imagen com o Simbolismo?
- A que paisagem ela se refere?
- Quais os elementos a compõem?
- Que tipo de sentimento ela provoca nos observadores?
4 - Leia os versos de Cruz e Sousa e identifique o ideal do poeta simbolista nele presente.
[...]
Enche de estranhas
vibrações sonoras
A tua Estrofe, majestosamente...
Põe nela todo o incêndio das auroras
Para torná-la emocional e ardente.
A tua Estrofe, majestosamente...
Põe nela todo o incêndio das auroras
Para torná-la emocional e ardente.
Derrama luz e cânticos
e poemas
No verso e torna-o musical e doce
No verso e torna-o musical e doce
Como se o coração,
nessas supremas
Estrofes, puro e
diluído fosse.
[...]
5 - A tela a seguir foi pintada pelo francês Paul Gauguin ( Lembrando-se dos mortos). Observe-a com atenção:
5 - A tela a seguir foi pintada pelo francês Paul Gauguin ( Lembrando-se dos mortos). Observe-a com atenção:
a)A pintura apresenta uma atmosfera de alegria ou tristeza? Justifique sua resposta.
b) Relacione o título da pintura à figura que aparece ao fundo na tela.
c) Relacione o poema Ismália de Alphonsus de Guimaraães com a tela de Paul Gauguin
Ismália - Alphonsus de Guimaraens
Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar…
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar…
E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar…
Estava perto do céu,
Estava longe do mar…
E como um anjo pendeu
As asas para voar…
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar…
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par…
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar…
Ismália - Alphonsus de Guimaraens
Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar…
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar…
Banhou-se toda em luar…
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar…
E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar…
Estava perto do céu,
Estava longe do mar…
Na torre pôs-se a cantar…
Estava perto do céu,
Estava longe do mar…
E como um anjo pendeu
As asas para voar…
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar…
As asas para voar…
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar…
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par…
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar…
Ruflaram de par em par…
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar…
d) Umas das marcas centrais do Simbolismo é a sugestão, levar o leitor a perceber o que está atrás e além das palavras usadas pelo poeta. A partir disso, é possível afirmar que "Ismália" apresenta essa marca? Justifique.
e) Qual o tema /assunto do poema? Que símbolo sintetiza o tema?
f) O poema trabalha com inúmeras antíteses. Identifique-as.
6 - Cruz e Sousa é considerado o principal representante do Simbolismo no Brasil. Sua obra revela obsessão pelo branco, símbolo da pureza, espiritualidade e ânsia de transcendentalização. Encontre um poema que evidência essa característica em sua obra.
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